Meu filho chegou ao final do Ensino Fundamental I. E agora?

Bem-Estar do Aluno

21 / junho / 2024

5 minutos

Entenda se é melhor trocar a criança de escola ou mantê-la na atual

A jornada escolar da criança chega a um marco importante quando ela está no final do Ensino Fundamental I. É um momento de alegria e orgulho, mas também de incertezas sobre o futuro.

Neste momento de transição, muitos pais se perguntam se a melhor opção é matricular a criança em uma nova escola para o Ensino Fundamental II ou se o ideal é mantê-la na atual. Essa decisão não é fácil e deve ser tomada com base em diversos fatores, como as necessidades da criança, o perfil da escola e as expectativas da família.

Continue a leitura e confira qual o melhor caminho para a criança e se vale ou não a pena mantê-la na mesma escola para o Ensino Fundamental II.

  1. Adaptação mais tranquila

Imagine a sua criança entrando em uma escola totalmente nova, sem conhecer ninguém e precisando se familiarizar com um novo ambiente, novas regras e novas expectativas. Essa situação pode ser muito desafiadora e gerar ansiedade, dificultando o processo de aprendizagem.

Quando a criança já conhece o ambiente escolar, a rotina, os professores e os colegas, o processo de adaptação ao novo ciclo é facilitado, o que reduz o estresse da mudança. Isso é fundamental para o bem-estar emocional dos pequenos, pois permite que eles se concentrem em aprender e aproveitar ao máximo as novas experiências.

  1. Vínculos fortes

Estudos comprovam que crianças que possuem amigos próximos na escola tendem a ter um melhor desempenho escolar, mais autoestima e menor índice de absenteísmo. Além disso, os amigos podem ser uma fonte de apoio e incentivo em momentos difíceis, auxiliando a criança a superar desafios e alcançar seus objetivos.

A escola se torna um segundo lar, e o pequeno já construiu laços de amizade e confiança com os colegas e professores, contribuindo para seu bem-estar emocional e social. Esses vínculos são essenciais para o desenvolvimento da criança, pois lhe proporcionam um senso de pertencimento, apoio e segurança na troca do Fundamental I para o II.

  1. Maior senso de responsabilidade e autonomia:

Manter a criança na mesma escola para o Ensino Fundamental II pode contribuir para o desenvolvimento de um maior senso de responsabilidade e autonomia. Ao longo dos anos, a criança se familiariza com as regras e normas da escola, com as expectativas dos professores e com a rotina de estudos. Isso a torna mais segura de si mesma e mais preparada para assumir novas responsabilidades.

Esses benefícios são essenciais para o desenvolvimento da criança como um todo, preparando-a para os desafios da vida adulta. Ao se sentir responsável por sua própria aprendizagem e por suas decisões, a criança estará mais propensa a ter sucesso em seus estudos e em sua vida pessoal.

  1. Menos traumas

Mudar de escola pode ser traumático para algumas crianças, especialmente se elas tiverem feito muitos amigos e se sentirem confortáveis ​​no ambiente atual. A mudança pode gerar sentimentos de ansiedade, tristeza e insegurança, afetando negativamente o desenvolvimento emocional e social da criança.

Para muitas crianças, a escola se torna um segundo lar, um lugar onde se sentem seguras e acolhidas. Mudar para um novo ambiente pode romper esses laços e criar um sentimento de perda e desamparo. É importante considerar o impacto emocional da mudança na vida dos pequenos antes de tomar a decisão de matriculá-los em uma nova escola.

Além dos benefícios mencionados acima, manter a criança na mesma escola para o Ensino Fundamental II também pode:

Facilitar a comunicação entre pais e escola

A escola já conhece a família e a criança, facilitando a comunicação e a colaboração entre pais e professores. Isso é importante para garantir que o pequeno receba o melhor acompanhamento possível em sua jornada escolar.

Reduzir os custos com educação

Matricular a criança em uma nova escola pode gerar custos adicionais com uniformes, material escolar e transporte. Mantê-la na mesma escola pode ajudar a economizar dinheiro.

Permitir que a criança continue participando de atividades extracurriculares

A criança já pode estar participando de atividades extracurriculares na escola, como esportes, música ou teatro, principalmente se estudar na modalidade integral. Matriculá-la em uma nova escola pode obrigá-la a interromper essas atividades, o que pode ser frustrante para ela.

É importante ressaltar que a decisão de manter a criança na mesma escola ou matriculá-la em uma nova deve ser tomada com base nas necessidades e expectativas da família. Não existe uma resposta única que seja a melhor para todas as crianças.

A transição ideal do Ensino Fundamental é no CERC

O Colégio CERC está preparado para receber os alunos que concluíram o Ensino Fundamental I e iniciar sua jornada no Ensino Fundamental II com sucesso. Oferecemos um ambiente acolhedor, professores experientes e qualificados, metodologias inovadoras e um currículo completo que prepara os alunos para os desafios do futuro.

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